A Banda Alhada é uma proposta dentro da world music, é Música Portuguesa Planetária, é um espectáculo excitante com 13 músicos em palco, num contexto performativo cheio de festa e de mistério, de força e de sentimento, com uma linguagem poética e musical totalmente portuguesa porém totalmente contemporânea.

Actualmente estão no ponto de mira em grande parte dos sites mais representativos da World Music, despertando novos fans e sendo actualidade para as televisões, rádios, criticos e músicos de países onde actuam.

A BANDA ALHADA

Grupo de amigos, com diversas proveniências sócio-culturais, que se começaram a encontrar regularmente no Hotel Almar, em Albufeira, à volta da figura do - entertainer - ‘’ Zé Maria ‘’, antigo elemento da Brigada Vítor Jara. O nome Banda Alhada, surge do facto de se considerar o alho como o elemento fundamental da gastronomia Mediterrânea, que transmite energia e sabor aos alimentos.

A música, tal como a gastronomia, tem um conjunto de ingredientes que ajuda a misturar as vivências culturais de um povo, transmitindo-lhe sabores únicos. Juntaram-se ao som dos adufes, sarronca, ferrinhos, pandeireta e bombos, as harmonias da viola clássica, da braguesa, do cavaquinho, dos acordeões, do baixo e do bandolim, para transmitir uma dinâmica diferente aos cantares tradicionais da nossa Terra. A internacionalização surgiu com a participação nos festivais de Aarhus na Dinamarca em 1999 e 2002, onde tivemos a oportunidade de tocar e conviver com músicos Portugueses e estrangeiros, de expressão latina.

Participámos numa representação de Albufeira, que foi levar à Ilha do Sal, um abraço de solidariedade, no âmbito da geminação destas duas cidades, tendo recebido a retribuição dessa visita com a participação de músicos dessa Nação irmã, que resultou num intercâmbio de sonoridade e vivências, que muito nos enriqueceu.

Em 2004 tivemos uma experiência de intercâmbio musical, com a ‘’Nederlands Dans Orkest’’, da Holanda, cujo maestro Louis van Kesteren, é nosso colaborador assíduo, com o virtuosismo das suas harmónicas mágicas. O primeiro CD, que gravámos, e já reeditado, teve a inestimável participação de uma das participantes da Operação Triunfo da RTP, ‘’Rosete’’, com uma impressionante prestação vocal, que enriqueceu o nosso trabalho.

Em Junho de 2007, durante 4 dias, tivémos oportunidade de retribuir a visita de 2004 aos nossos amigos da ''Nederlands Dans Orkest'' da Holanda, na cidade de Amersfoort, aproveitando protocolos que se celebraram entre os Municípos daquela cidade e Albufeira e outro entre Associaçães dos 2 países que apoiam pessoas diminuídas mentais (ROC e APEXA). A Banda Alhada actuou numa das Escolas da ROC e na noite de 21 de Junho, na Praça central de Amersfoort, fizémos um espectáculo conjunto com Nederlands Dans Orkest.

Já no Carnaval de 2008 e no âmbito de Protocolo como representantes da cultura do nosso Município, fizémos uma deslocação à cidade de LINZ (Áustria), que para além do acordo de geminação com a cidade a autarquia, em parceria com a APAL, organizou um jantar de apresentação do destino Albufeira direccionado aos principais operadores turísticos da Austria. A ocasião contou com uma mostra gastronómica, a apresentação de um filme promocional e a actuação musical da Banda Alhada. Refira-se que a Banda Alhada foram dignos representantes da cultura lusa tendo contagiado os presentes com a sua alegria e boa disposição. Estes dias foram também de participação na Feira de Turismo de Linz, onde Albufeira foi o destino em destaque.

A Banda Alhada voltou a contribuir para a animação da feira, tendo atraído inúmeros visitantes quer para o palco principal, quer para o stand de Albufeira, locais onde actuaram sempre com grande assistência.